Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A cidade de Ibaté inicia a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos idosos com 68 anos, a partir de segunda-feira (05). Os idosos com 75 ou mais também poderão receber a segunda dose da vacina.
Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde, explica que os pontos de vacinação seguem sendo as Unidades Básicas de Saúde Jardim Icaraí, Jardim Cruzado e Popular. “A vacinação continua sendo nessas três unidades de saúde, das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, onde nossos profissionais estão preparados para imunizar a população que está contemplada pelo Plano Estadual de Imunização [PEI]”, explica.
A secretária ressalta que para receber a vacina, as pessoas precisam comprovar que estão dentro da faixa etária autorizada pelo PEI. “Por isso, é obrigatório, além do comprovante de residência, a apresentação do CPF e de um documento com foto.
Na maioria das vezes, o número do CPF está no documento de identidade, porém, alguns não têm. Os que não tiverem é preciso que tragam o CPF”, alerta.
Para os idosos que irão tomar a segunda dose, além dos documentos é necessária a apresentação da carteirinha entregue pelos funcionários da saúde, no ato da aplicação da primeira dose. Nessa carteirinha também está marcada a data da segunda dose.
Os acamados dessa faixa etária poderão receber a vacina em sua casa, porém, os familiares devem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima para fazer o agendamento.
Mais doses de vacina
Na última quinta-feira, 1º de abril, o município recebeu mais 380 doses da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
De acordo com o portal VacinaJá, até o momento, Ibaté recebeu 3.728 doses de vacina e já aplicou a primeira dose em 2.467 pessoas. 827 cidadãos também já tomaram a segunda dose na cidade.
Pré-cadastro
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Salezzi Fiorani, volta a incentivar o pré-cadastramento de idosos aptos à imunização no site www.vacinaja.sp.gov.br. “O registro online garante mais facilidade e rapidez à campanha de imunização, pois economiza 90% no tempo de atendimento individual nos postos de vacinação”, explica.
O preenchimento dos dados no site “Vacina Já” leva de um a três minutos. Já no atendimento presencial, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos. “O pré-cadastro não é obrigatório e também não é um agendamento, mas contribui para evitar aglomerações nos postos de vacinação. O registro dos dados no Vacina Já é gratuito, seguro e confidencial”, ressalta a coordenadora.
A Vigilância Epidemiológica e o Gabinete de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus de Ibaté alertam que, neste momento, as medidas sanitárias devem ser mantidas e intensificadas, com o uso de máscaras de proteção facial, uso de álcool em gel para higienização das mãos e evitando aglomerações e reuniões familiares. “O vírus está muito mais contagioso e a progressão da doença muito mais rápida, portanto, vamos nos cuidar e cuidar dos nossos familiares” finaliza Paula.
ATT.
Assessoria de Imprensa e Comunicação