Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
São Carlos/SP – Algumas placas de sinalização em locais públicos apresentam um laço colorido, com estampa de quebra-cabeça, ainda não muito conhecido pela massa popular. Esse laço significa que naquele ambiente a pessoa portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem prioridade de atendimento.
Desde dezembro do ano passado a Câmara Municipal de São Paulo aprovou um projeto de lei que determina a inclusão do símbolo internacional do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em placas de supermercados, bancos, restaurantes, farmácias e demais estabelecimentos comerciais de São Paulo como forma de garantir o atendimento preferencial, assim como acontece com idosos, gestantes, pessoas com deficiência e de mobilidade reduzida.
O que TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Também chamado de Desordens do Espectro Autista (DEA ou ASD em inglês), recebe o nome de espectro (spectrum), porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leves à mais grave.
O símbolo do laço
A fita feita de peças de quebra-cabeça coloridas, representa o mistério e a complexidade do autismo, é um símbolo mundial da conscientização em relação a esta patologia, muito usada principalmente no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, todo dia 2 de abril, quando muitos monumentos ao redor do mundo são iluminados de azul, cor definida para o autismo, que tem prevalência de aproximadamente quatro meninos para uma menina.
Projeto de Lei Estadual
Existe um projeto de lei na ALESP (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo), que Dispõe sobre o dever de inserção do símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista – TEA, nas placas de atendimento prioritário.
Segue o Link do projeto: