O Coletivo de Mulheres Negras de São Carlos se reuniu na data de 25/07/2019, na Casa Odete dos Santos Centro Afro, para debaterem sobre o dia da Mulher Negra latino Americana e Caribenha.
A data já é reconhecida pela ONU Organização das Nações Unidas desde 1992 é pouco divulgada pela grande mídia.
O dia é de comemoração e ato de resistência de todas as representações femininas que lutam por respeito, direitos e ascensão. As discussões passaram pela pauta dos diversos tipos de violência sofridos, relatos individuais da fala de representantes da sociedade civil organizada, a participação no mercado de trabalho, aperfeiçoamento e formação profissional, e também a possibilidade de trabalhos em conjunto com o CMCNSC e Núcleos de Empreendedorismo Social.
Foram definidas programações de palestras e homenagens para o mês de Agosto que serão divulgadas em breve após os pareceres finais dos envolvidos nas atividades.
A roda de conversa fechou com a reflexão sobre a “Passeata Contra o Racismo” dia 20/07 onde representantes do |Movimento Negro Municipal, Regional e Estadual tomaram o Calçadão rumo a concentração em frente ao Mercado Municipal na região central da cidade.
O marco foi de suma importância diante do ataque a imagem da mulher negra ocorrido no setor Executivo Municipal, trazendo para todos em âmbito Nacional a necessidade da conscientização diária pois consciência negra é todo dia!
Prof. Fábio Jamaica
Site Carlinhos Lima News.