Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

MOVA SÃO CARLOS CELEBRA 20 ANOS COM O LANÇAMENTO DE LIVRO HISTÓRICO

Compartilhe:
6b098dac-9751-46fe-8159-6b47ce749270

O Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) de São Carlos, fundado em 2002, lança na próxima quinta-feira (28/11), às 19h, no auditório do Paço Municipal, a primeira edição do livro “MOVA São Carlos 20 Anos”. Com entrada gratuita, o evento contará com sessão de autógrafos e homenagens.
Elaborado de forma colaborativa, o livro nasceu da iniciativa da educadora Maria Alice Zacharias, voluntária na coordenação do MOVA, juntamente com a equipe de educadores, como uma forma de resgatar a história e a contribuição da educação popular no município de São Carlos. O objetivo é garantir que os educandos também se reconheçam como protagonistas e fazedores de história.
A inspiração central do movimento é baseada nas palavras de Paulo Freire: “a alfabetização é mais do que ler e escrever; é a habilidade de ler o mundo e transformá-lo”.
O MOVA é um programa gratuito que nasceu das experiências do MOVA São Paulo, em 1989, e foi implementado em São Carlos em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Secretaria Municipal de Educação. Desde 2018, o Instituto ACORDE tem gerenciado o MOVA por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de São Carlos, consolidando ainda mais sua presença e impacto. O movimento oferece aulas para jovens, adultos e idosos acima de 15 anos que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever, acolhendo-os para retomarem os estudos e, posteriormente, encaminhando-os à EMEJA Austero Mangerona (Escola Municipal de Jovens e Adultos).
O livro “MOVA São Carlos 20 Anos” foi patrocinado pela Tecumseh do Brasil e editado pela Editora Futura. Além de depoimentos de educadores e estudantes, a obra conta com contribuições de importantes personalidades, entre outros profissionais que ajudaram a implementar o movimento.
O lançamento também marca o início da organização para uma segunda edição, com o objetivo de resgatar e registrar ainda mais histórias de pessoas que passaram pelo MOVA.

Deixe seu comentário: