Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O vereador Lucão Fernandes (MDB) na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (16) tratou de diversos temas relacionados à saúde. O ponto alto do pronunciamento do parlamentar foi quando cobrou o secretário de Planejamento e Gestão, Luís Antonio Panone, para que organize uma reunião com todo o secretariado para estudar a possibilidade de transferir recursos destas pastas para a Secretaria Municipal da Saúde.
Lucão iniciou seu pronunciamento destacando a audiência virtual que participou juntamente com outras lideranças do MDB de São Carlos com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi. Na oportunidade foi solicitada uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para a realização das cirurgias eletivas. “Sabemos desse enfrentamento que estamos fazendo com a COVID, mas passado esse momento teremos um acúmulo muito grande de cirurgias eletivas e esse recurso se for liberado chegará em boa hora”.
Lucão também rebateu as críticas de alguns parlamentares que estariam acusando o prefeito Airton Garcia de estar ausente da Prefeitura neste momento difícil que a Saúde do município está enfrentando. “Sabemos que o prefeito faz parte do grupo de risco e que ele ainda tem problemas renais e está em tratamento, mas ele não tem se ausentado da prefeitura não. Tem o nosso vice-prefeito Edson Ferraz que tem procurado estar sempre presente, principalmente nas reuniões relacionadas às questões da saúde. Ele tem participado de todas as reuniões, o Edson Ferraz conta hoje com o apoio e com a confiança do prefeito, ele tem sido um companheiro muito leal do prefeito Airton Garcia”.
Lucão também pediu empenho do secretário de Governo Edson Fermiano e do vice-prefeito Edson Ferraz para que eles cobrem do secretário de Planejamento e Gestão Luis Antonio Panone, uma reunião com todo o secretariado para estudar a possibilidade de centralizar os recursos destas pastas para a Saúde. “Hoje a grande preocupação das cidades, principalmente São Carlos é obter mais recursos para a saúde, acho que está na hora do secretário de planejamento chamar todo o secretariado e tirar recursos dessas secretarias e destinar para a Secretaria da Saúde, que vai precisar de muito dinheiro nesta fase da pandemia, isso é possível, basta planejar”.
Lucão citou como exemplo os R$ 8 milhões que o município no ano passado transferiu de recursos obtidos com multas de trânsito para o recapeamento da cidade.
Ainda durante a sessão, diversos vereadores enalteceram a primeira reunião da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 da Câmara Municipal de São Carlos, proposta pelo vereador Azuaite França e que tem Lucão Fernandes como presidente.
A primeira reunião online aconteceu no último sábado (13) e teve o objetivo de identificar as dificuldades no combate à pandemia, principalmente aquelas encontradas pelas instituições e órgãos de saúde, e propor ações concretas de resolução.
Lucão Fernandes informou que todas as conclusões geradas durante as reuniões também serão encaminhadas ao Poder Executivo. “Nós queremos que os representantes das instituições de saúde nos informem qual a situação atual e de que forma podemos ajudar, para que a Câmara possa colaborar com o que for possível”, afirmou.
Leg – Vereador Lucão durante a realização da sessão online em decorrência do Estado se encontrar na fase emergencial do Plano SP