Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
“Anjos do SAMU em ação”. São Carlos-SP
Crédito foto: Jean Guilherme
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um serviço de atendimento médico, utilizado em casos de urgência e emergência nas residências, locais de trabalho e vias públicas, desde 2003.
Veja as diferenças nos atendimentos de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA;
Emergência é quando há uma situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo; incidente; imprevisto. No âmbito da medicina, é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato. Por isso, em algumas ambulâncias ainda há “emergência” escrita ao contrário e não “urgência”.
Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte. Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, contudo, possuem um caráter menos imediatista. Esta palavra vem do verbo “urgir” que tem sentido de “não aceita demora”: O tempo urge, não importa o que você faça para tentar pará-lo.
Durante a ligação ao 192 é importante repassar ao atendente todos os sinais de responsividade possíveis para que seja enviada ao local o veículo com suporte médico correto e não envie serviço médico avançado caso não seja necessário.
Diante da especificidade de cada situação é necessário analisar cumprindo procedimentos e protocolos. Essas precauções são necessárias principalmente no atendimento em vias públicas precavendo-se, isolando riscos a si mesmos e à vítima em caso de acidentes de trânsito.