Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, vai entregar na próxima sexta-feira (27), às 19h, em solenidade no Centro Público de Economia Solidária, localizado na rua José Bonifácio, n.º 889, os certificados de conclusão do curso de pintor predial. Na segunda-feira (30), em solenidade às 8h30, no auditório do Paço Municipal, recebem os certificados os alunos que concluíram o curso de auxiliar de cozinha industrial.
Ambos os cursos foram realizados em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, através do Programa Via Rápida Emprego com aulas ministradas sob a coordenação do Centro Paula Souza.
O curso de pintor predial teve início em 11 de setembro deste ano, nas dependências do Centro Público de Produção de Economia Solidária de São Carlos “Rosa Sundermann”, localizado no Santa Felícia, com carga horária de 100 horas/aula, dividido em 5 horas por dia, com aulas teóricas e práticas em dois períodos, pela manhã das 8h às 13h e à tarde das 13h às 18h, com duas turmas de 25 alunos.
Já o curso de auxiliar de cozinha industrial teve início no dia 27 de setembro na unidade móvel (carreta) do Via Rápida Emprego estacionada na Praça do Mercado Municipal que se transformou em sala de aula para 60 alunos, com aulas de manhã, tarde e noite com o treinamento de 20 alunos em cada período.
Além do conteúdo pedagógico o curso abordou o mercado de trabalho, dicas para montagem de currículo, como se comportar em uma entrevista de emprego, quais áreas um cozinheiro pode atuar, e dinâmicas em grupo, no laboratório experimental da carreta os alunos colocaram a mão na massa e aprenderam a preparar caldos que são fundos utilizados para preparações de outros pratos, a parte de saladas com cozinha fria, alguns tipos de molhos frios, compotas como o chutney de manga e o couli de pimentão, batata duchesse e tortilha espanhola, toda a parte de higienização de saladas, alguns tipos de sopas, como de legumes, creme, velouté, purê, a gastronomia clássica francesa, métodos de cocção (cozimento) com assados, selados, salteado, braseado, fritura e cozimento no vapor, enfim tipos de produções diferentes de cada região.
A capacitação teve como objetivo a qualificação de mão de obra para a geração de emprego e renda para as pessoas que pretendem trabalhar neste segmento ou até mesmo abrir seu próprio negócio.