Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

SAÚDE REALIZOU ORIENTAÇÕES SOBRE A SÍFILIS E TESTES RÁPIDOS

Compartilhe:
465366733_1374799583954369_4689577748912920928_n
O Departamento de Vigilância em Saúde e o Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), por meio do Centro de Atendimento às Infecções Crônicas (CAIC) e das unidades de Saúde, realizaram nas escolas, durante o mês de outubro, atividades de sensibilização e orientações sobre a sífilis, além da intensificação dos testes rápidos.
As atividades foram desenvolvidas no Centro de Atendimento às Infecções Crônicas, Vigilância Epidemiológica, USF Cruzeiro – Equipe I e II – E. E. D. Aracy Leite Pereira Lopes, UBS Vila Isabel e USF CDHU – E. E. Prof. Arlindo Bittencourt, UBS Azulville – E. E. Prof. João Jorge Marmorato, USF Arnon de Melo e USF Santa Angelina – E. E. Prof. Bento da Silva Cesar, USF Munique – E.E. Prof. Aduar Kemell Dibo, UBS Botafogo e USF Jardim São Carlos – E.E. Gabriel Félix do Amaral, USF São Carlos VIII – Salesianos São Carlos, UBS Aracy – E.E. Orlando Perez, USF Zavaglia – E.E. Prof. João Batista Gasparin. Também foi realizado uma atualização “Sífilis em gestantes e Sífilis Congênita” para os profissionais de saúde no Museu da Ciência Prof. Mário Tolentino.
As orientações fazem parte da programação do Outubro Verde, uma campanha de conscientização sobre a sífilis, uma infecção sexualmente transmissível (IST) com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento em momento oportuno evitando complicações, uma vez que os números de sífilis no país e no mundo são alarmantes. Uma das principais complicações é a transmissão da gestante para o feto, quando não tratada ou tratada inadequadamente.
A detecção precoce é essencial, pois a doença é tratável com antibióticos, especialmente nos estágios iniciais e a forma mais segura de prevenir a sífilis é o uso de preservativos durante todas as relações sexuais.
A prevenção deve permanecer o ano inteiro, alerta o Dr. Leonardo Vinícius de Moraes, médico Infectologista. “A população deve fazer o uso de preservativos sempre, esta é a principal forma de prevenir IST, como a sífilis”, salienta.
DADOS SÍFILIS – Os números apontam que a transmissão da sífilis vem aumentando significativamente, o que acende alerta para profissionais da saúde e sociedade. De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde 2024, em 2022 foi estimado um aumento de 1 milhão de novos casos de sífilis em adultos no mundo. No período de 2005 a 30 de junho de 2024, o Brasil registrou 713.167 casos de sífilis em gestantes. De 1999 a 30 de junho de 2024, o boletim registrou 344.978 casos de sífilis congênita.
Em São Carlos, de janeiro a outubro de 2024, tivemos 256 casos de sífilis adquirida, 16 casos de sífilis congênita e 95 casos de sífilis em gestantes, o que mostra que ninguém está livre de se contaminar.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o teste rápido de sífilis está disponível para todas as pessoas nas unidades de saúde e a leitura do resultado acontece em, no máximo, 30 minutos.
(31/10/2024)

Deixe seu comentário: