Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Secretaria Municipal da Saúde atualizou nesta sexta-feira, 11 de março, os dados da Vacinação contra a Covid-19, em Ibaté.
Até a última sexta-feira, 11, os números mostram que o município já aplicou aproximadamente 2.557 doses da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos com e sem comorbidades, o que corresponde 76,65% da população infantil.
“Segundo a Projeção da Fundação SEADE, em Ibaté a previsão é vacinar 3.336 crianças. Até o momento, já imunizamos 2.557, ou seja,76,65% com a primeira dose da vacina”, afirmou Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde.
A vacina é um método seguro e cientificamente comprovado para proteger contra as formas graves e agudas da doença. “A Pandemia ainda não acabou. Devemos continuar usando máscara nos ambientes fechados, álcool em gel e manter o distanciamento físico. As vacinas são mais efetivas em diminuir agravamento e óbitos do que em prevenir a contaminação”, conta a secretária municipal da Saúde.
Dados do Vacinômetro, site criado pelo Governo do Estado de São Paulo, mostram que Ibaté já aplicou um total de 74.264 doses de vacinas, sendo 31.108 de primeira dose; 27.396 de segunda dose; 14.731 doses de reforço e 1.029 de dose única. “87,70% da população ibateense já iniciou o esquema vacinal e 77,23% tomaram duas doses da vacina ou dose única”, afirmou Elaine.
A imunização infantil [crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades] continua nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) Jardim Icaraí e Jardim Cruzado , de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Já as pessoas com idade igual ou superior a 12 anos, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Icaraí e Jardim Cruzado, das 9h às 15h, também de segunda a sexta-feira.
No ato da imunização, as crianças de 5 a 11 anos deverão estar acompanhadas dos pais, porém, caso não seja possível, o responsável precisará apresentar o Termo de Assentimento, em caso de primeira dose, que pode ser retirado no local da vacinação, preenchido e assinado pelos pais, além de Carteirinha de Vacinação, CPF e documento com foto. Caso seja a 2ª dose, não será mais necessário, pois a autorização já consta em cadastro, já as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades [lista definida pelo Ministério da Saúde], além das exigências acima, elas devem apresentar comprovantes da comorbidade, como exames ou qualquer prescrição médica, no momento da vacinação.
Para o grupo de 12 anos ou mais, basta apresentar a Carteira de Vacinação, CPF e o documento com foto.
A Vigilância Epidemiológica e o Gabinete de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus de Ibaté lembram que as medidas sanitárias devem ser mantidas e intensificadas, com o uso de máscaras de proteção facial, uso de álcool em gel para higienização das mãos e evitando aglomerações.