Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
AEASC foi representada por membros da diretoria e do Conselho
Por Stela Martins
A eng. Ligia Mackey, presidente do Crea-SP, esteve em São Carlos nesta quarta-feira, 13, para fazer a abertura do evento “Engenheiras Empreendedoras” e em seguida aconteceu a palestra da eng. Nauany Xavier Rodrigues, empreendedora e membro do Comitê Gestor Mulher do Crea-SP.
A iniciativa do debate e da vinda das duas engenheiras do Crea-SP recebeu apoio da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP-USP) e a presença de representantes da diretoria, Conselho e associados da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos – AEASC.
“Para nós que temos trabalhado para que os estudantes, os recém-formados e as mulheres cresçam em número e representatividade em nossa associação, a vinda da presidente Ligia é fundamental. Esse contato direto é sempre próspero, promissor e o que aconteceu nesta oportunidade não foi diferente.”, contou o geólogo Laert Rigo, presidente da AEASC.
O evento teve por objetivo trazer diálogo e debate sobre a inserção da mulher na engenharia e no empreendedorismo, no intuito de compreender melhor o cenário e propor ações para a equidade de gênero. Proposta também do Comitê Gestor do Programa Mulher Crea-SP, criado para incentivar a equidade de gênero nas profissões da área tecnológica. “A entrada da mulher no conselho (Crea) precisa desse nosso trabalho de desenvolver a cultura da aceitação, assim falar sobre esse tema é muito importante para que as pessoas entendam que não é o sexo que vai mudar alguma coisa. O que importa é a capacidade e nós buscamos essa igualdade e principalmente a equidade de gênero na questão salarial, porque muitas vezes a mulher, com tripla jornada, domina tudo no ambiente de trabalho e ganha menos que o homem. Então, temos buscado essa conscientização principalmente para trazer a igualdade salarial.”, disse Lígia.
O evento contou também com um momento de perguntas, quando os profissionais presentes puderam conhecer melhor o trabalho do Sistema Confea/Crea – Mútua: “Nós temos buscado muito essa aproximação não só com as associações, mas também com as universidades. Tenho feito esse trabalho à frente do CREA de aproximar principalmente os conselheiros, que são representantes das associações e dos conselhos, representantes de instituições de ensino, para ser levada informação, principalmente estudantes e recém-formados que não conhecem o conselho e, portanto não sabem da importância dele. É preciso que eles e elas conheçam o conselho de classe do qual vão participar, estarão registrados para entender o porquê da importância desse registro.”, explicou a eng. Lígia Mackey.
Na segunda-feira, dia 11, a AEASC completou 52 anos e a presidente do Crea-SP falou sobre a importância das associações para os profissionais do sistema. “Se um profissional aqui de São Carlos não tem acesso à capital, a São Paulo, e se estivermos restritos só à capital, os profissionais ficarão descalços, vamos dizer, aqui no interior. Então, a associação faz esse papel de aproximação, recebe e nos leva as demandas regionais, fazendo essa conexão. Assim, para nós do Crea-SP a associação de classe é fundamental para essa relação com os profissionais aqui do interior e por isso nós valorizamos, dentro dos recursos disponíveis fomentamos os trabalhos de valorização e capacitação profissional e principalmente essa conexão do profissional do interior com a gente.”.