O prefeito de Piracicaba Luciano Almeida (DEM) anunciou, ontem à noite, novas medidas restritivas a fim de evitar a circulação de pessoas na cidade durante nove dias a contar do próximo sábado, dia 27. O democrata evitou usar o termo lockdown (confinamento) e pediu a colaboração de todos para que as medidas possam reduzir a curva de crescimento da doença, que até ontem havia feito 587 vítimas fatais e 38.109 infectados.
Luciano usou a página da prefeitura do Facebook para fazer o comunicado, logo após a reunião do Grupo Covid que, segundo ele, reuniu representantes dos hospitais, do Poder Legislativo e da prefeitura.
As mudanças anunciadas pelo prefeito têm início no próximo sábado (27) e seguem até o dia 4 de abril (domingo). Na avaliação de Luciano, o feriado do dia 2 (sexta-feira) vai amenizar os impactos na economia. “Serão nove dias, mas apenas quatros úteis”, ponderou.
“A única alternativa é reduzir a curva de crescimento, para isso vamos fechar as atividades e reduzir a circulação de pessoas na cidade”, anunciou.
De acordo com as medidas anunciadas pela prefeitura, do dia 29 de março a 1º de abril, as atividades industriais estarão suspensas, sendo permitidas apenas as atividades de segurança patrimonial, produtos perecíveis, geração de energia e produtos hospitalares. “O setor industrial é essencial, mas peço a colaboração para este momento”, falou o prefeito acrescentando a importância de reduzir a circulação e o uso do transporte público nesses dias.
As farmácias, supermercados e padarias poderão funcionar até as 20h nos dias de semana, após esse horário limite apenas o sistema delivery será permitido. Esses estabelecimentos permanecerão fechados durante o final de semana e feriado.
Os postos de combustível poderão funcionar até as 20h, fechando aos finais de semana e feriado. Jás as lojas de conveniências desses locais não poderão abrir.
O shopping, assim como os restante do comércio, permanece fechado. Os serviços Públicos emergenciais seguem com funcionamento normal. As repartições públicas não serão abertas durante o período.
TRANSPORTE E BANCOS
O transporte público funcionará diariamente até as 20h e será suspenso no final de semana, já a rodoviária será fechada.
O prefeito afirmou que o vencimento de taxas e contribuições municipais será prorrogado. As agências bancárias só poderão oferecer o serviço de autoatendimento ,sendo encerrado às 20h e aos finais de semana. “Não queremos gente nas ruas”, enfatizou Luciano.
Em seu pronunciamento, Luciano não falou como será feita a fiscalização do cumprimento das medidas restritivas.
“Se cuidem, que agora é guerra, agora é cuidar da vida”, afirmou ao encerrar o pronunciamento.
De acordo com a prefeitura, 65 pessoas aguardavam ontem por uma de UTI na região do DRS (Departamento de Saúde da Região) 10, do qual Piracicaba faz parte.
Beto Silva
beto.silva@jpjornal.com.br
Link oficial da notícia do Jornal e Piracicaba: https://www.jornaldepiracicaba.com.br/prefeito-de-piracicaba-anuncia-lockdown-a-partir-de-sabado/