Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Jardins filtrantes se espalham pelo país para despoluir rios e lagos

Compartilhe:
jardins-filtrantes-implantados-pela-natura-em-benevides-pa

Da Redação https://istoe.com.br/autor/da-redacao/

05/04/2023 – 16:19

 

 

Depois de idealizar o projeto de recuperação das áreas alagadas do Rio Amazonas em Macapá, a Phytorestore do Brasil inaugurou na última sexta-feira, 31, os jardins filtrantes do Parque do Caiara, em Recife.

O projeto de 7 mil metros quadrados contou com investimento de cerca de R$ 8 milhões e vai recuperar as águas do Riacho do Cavouco, um dos afluentes do Rio Capibaribe, principal rio da cidade. Numa espécie de filtro natural, a água suja do riacho do cavouco passa por cinco tanques de pedras, com plantas e flores aquáticas e substratos, removendo resíduos sólidos, como metais. O sistema começou a operar em fevereiro.

A ideia é que esse projeto piloto, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), seja implantado posteriormente em outras cidades. Para o prefeito de Recife, João Campos, a inauguração mostrou as vantagens de apostar em inovação e sustentabilidade. “Além de ter um impacto ambiental super positivo, esse é o jardim mais bonito que eu já vi no Recife, ” afirmou ele.

O diretor de Operações da Phytorestore do Brasil Vitor Hugo Terres explica que os jardins filtrantes instalados em Recife atuam no ambiente através de plantas aquáticas nativas que realizam a filtragem da água. Segundo ele, a técnica aplicada é muito semelhante a utilizada pela Phytorestore no rio Sena, em Paris “Espécies cuidadosamente selecionadas associam suas raízes aos microrganismos existentes nos substratos dos filtros para, juntos, exercerem a remoção de poluentes da água.”

 

Baixo custo

A tecnologia, conhecida também como fitorremediação, foi criada na França pelo arquiteto paisagista Thierry Jacquet, que durante seus estudos percebeu que as plantas eram amplamente utilizadas por cientistas em pesquisas para o controle da poluição. Usada para despoluir o Rio Sena, a técnica foi implantada pela Phytorestore em vários projetos espalhados Brasil em São Paulo, Amapá, Rio de Janeiro e agora Recife.

A fitorremediação ocorre por meio de tanques onde são plantadas espécies vegetais que promovem o tratamento em uma zona de raízes. Trata-se de um sistema natural, no qual não há aplicação de nenhum tipo de agente químico artificial no processo.

Deixe seu comentário: