Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por G1
Os moradores de Araraquara (SP) que dependem do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a realização de serviços, como tirar a documentação e emplacar, enfrentam dificuldades no Poupatempo. Os servidores do Detran estão em greve desde o último dia 20 de junho em todo o estado e somente 30% dos funcionários estão trabalhando.
Demora e consequências
No Poupatempo, logo na entrada, há alguns avisos sobre a paralisação. A população consegue fazer os pedidos de documentos como licenciamento e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas a emissão está demorando.
O motorista Gilberto Donizeti Gatto comprou um caminhão para conseguir serviços de uma transportadora. Ele deu entrada no despachante para tirar a documentação e emplacar o veículo. Era para tudo ter ficado pronto na segunda-feira (27), mas isso não aconteceu. “Eu vou acabar perdendo o serviço por motivo de não sair essa documentação. Então o meu medo é perder o serviço, perder minha vaga”, disse.
O despachante Wilson Pedroso também enfrenta dificuldades, pois as transferências de veículos de vários clientes estão paradas. “Eu fui lá, eles me deram atenção, eu fiz o pagamento e o documento não sai, então é alheia à vontade da gente. Está saindo licenciamento de veículos, que é importante, está saindo renovação de CNH, mas é um direito deles e tem que respeitar”, afirmou.
Preocupação com os atrasos
Nas auto-escolas também há transtornos por conta da paralisação. Eduardo Borghi, que é dono de uma, diz se que já enfrenta problema com os exames práticos. Antes da greve, o agendamento era marcado para a semana seguinte, mas agora, a espera é de 15 dias. Pelo menos 11 alunos deveriam fazer a próxima prova prática, porém só conseguiram marcar o exame para seis pessoas.
Entenda a greve
A paralisação de parte dos funcionários dos servidores entrou no oitavo dia nesta terça-feira (28). Algumas atividades estão suspensas desde segunda-feira (20). A categoria pede reajuste salarial de 26,3% como reposição das perdas com a inflação nos últimos três anos, plano de carreira e mais segurança nas unidades.
O secretário geral do Sindicato da Carreira Administrativa do Estado de São Paulo (Sincaesp), Hamilton Netto, conta que até agora o Detran apresentou uma proposta abaixo do esperado. Foi oferecida apenas a criação de um grupo para criar a lei para repor as perdas salariais por causa da inflação.
Categoria reivindica reajuste salarial de 26,3% para repor perdas inflacionárias de 3 anos, São Carlos (Foto: Reprodução/EPTV)
“Nos parece mais uma media protelatória do que uma medida efetiva. A categoria exige uma efetividade imediata, que tenha algo de efetivo imediato para poder cessar a greve e começarem as negociações de fato”, garantiu Netto.
Detran
O Detran de São Paulo disse que o atendimento ao cidadão está sendo feito e que já acertou a concessão do vale-refeição à categoria, que está em fase de licitação. O órgão informou que nos últimos três anos a remuneração dos profissionais passou de R$ 1.059,00 para R$ 1.908.
Eles reconhecem, que em alguns casos, o prazo para emissão dos documentos pode ser mais demorado que o de costume. Cerca de 30 serviços podem ser feitos pela internet, no site do Detran.
Em São Carlos os despachantes também sentem as consequências da greve, anunciada na entrada do Poupa Tempo.