Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

EM PROCESSO DE FINALIZAÇÃO O TOMBAMENTO ESTADUAL DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SÃO CARLOS E MAIS 6 IMÓVEIS DA CIDADE.

Compartilhe:
49781218_989695647894012_4500605708747669504_o

No Diário Oficial do Estado de 15 de janeiro de 2019 foi publicada a notificação de que o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (CONDEPHAAT) aprovou o parecer do Conselheiro relator acerca do tombamento de diversos edifícios na cidade de São Carlos.
A deliberação ordenando o tombamento assegura, desde logo, a preservação do bem até decisão final da autoridade competente. Estão protegidos: o palacete Bento Carlos, palacete Visconde da Cunha Bueno, o prédio da Câmara Municipal, EE Eugênio Franco, praça Coronel Paulino Carlos e o CDCC. No caso da estação ferroviária, fazem parte do tombamento o prédio principal, o armazém, a casa de rádio, casa de chaves, a casa de apoio e o prédio de toaletes da plataforma.


O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

O tombamento pode ser feito nas três instâncias: municipal, estadual e/o federal, dependendo da abrangência da importância do bem em questão.


Fundado em outubro de 1968, o Condephaat é o órgão público responsável pela proteção, valorização e divulgação do patrimônio cultural do Estado de São Paulo, bem como o órgão imbuído da capacidade legal de tombar bens culturais em território paulista.

A Fundação Pró-Memória de São Carlos vem acompanhando o processo de tombamento estadual dos edifícios são-carlenses, através do contato contínuo com técnicos do CONDEPHAAT.

O tombamento por parte do órgão estadual significa um reconhecimento da importância do nosso patrimônio local frente ao Estado, extrapolando os limites municipais. Motivo de orgulho e estímulo para cada vez mais empenharmo-nos na difusão e valorização de nosso patrimônio histórico e cultural.

 

Fonte: Fundação Pró-Memória de São Carlos

Rede Social Facebook

Deixe seu comentário: