Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Seguindo orientação do Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté inicia nesta quinta-feira (18), a aplicação da 3ª dose contra a Covid-19, em pessoas maiores de 18 anos, que tomaram a 2ª dose há pelo menos cinco meses.
“Neste momento podem se vacinar quem tomou a segunda dose entre janeiro e junho, pois já estão com intervalo de cinco meses. Assim, em dezembro, quem tomou a segunda dose em julho já poderá receber a dose adicional”, destacou Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI).
O anúncio foi feito pelo governador João Doria, durante coletiva de imprensa, na tarde desta quarta (17). “Portanto, todos os adultos que completaram o plano vacinal há pelo menos cinco meses já poderão tomar a dose de reforço do imunizante contra o novo coronavírus”, destacou Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde.
A imunização continua sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim Icaraí, Jardim Cruzado e Popular, das 9h às 15h. “Importante destacar que os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados nesta estratégia vacinal. Assim, o imunizante para a dose de reforço será aquele que estiver disponível na unidade de saúde: Pfizer, Coronavac e até mesmo Astrazeneca”, lembrou a secretária da Saúde.
Além de documentos pessoais, Elaine ressalta a necessidade de a pessoa apresentar a Carteira de Vacinação. “Importante destacar que os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados nesta estratégia vacinal”, afirmou.
Aqueles que tomaram a dose única da vacina da Janssen, deverão tomar uma segunda dose após oito semanas e, após cinco meses de completar o ciclo vacinal, já poderão receber a dose de reforço, porém, o Estado de São Paulo não conta com estoque deste imunizante e aguarda o envio de doses do Ministério da Saúde para definir a adesão às novas diretrizes com relação a esta vacina.
Elaine ressalta que apenas com o esquema vacinal completo a população estará protegida. “Estamos intensificando a comunicação com a nossa população, no sentido de conscientizar sobre a necessidade de completar o esquema vacinal, porém, o maior número de faltosos está entre os adolescentes que não retornaram aos postos para a vacinação”, finalizou a secretária da Saúde.