Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
São Carlos/SP – Enquanto estabelecimentos comerciais continuam fechando na região tradicionalmente conhecida como “baixada do mercado” em São Carlos, pouco se tem falado do projeto de reestruturação física dessa região. Recentemente, fecharam suas portas as lojas Comércio São Jorge e Seller.
No ano passado foram feitas algumas discussões, envolvendo o Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio), a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), a secretaria de Transporte e Trânsito, vereadores, Guarda Municipal, Polícia Militar e empresários do comércio local, principalmente tratando da necessidade da abertura do calçadão da rua General Osório e da Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado). Porém, não houve nenhum avanço efetivo para essas mudanças.
Segundo o Presidente do Sincomercio, Paulo Roberto Gullo, muitas gestões se passaram e o centro comercial de São Carlos continua o mesmo. “Hoje observamos que diversas lojas estão fechando, tanto pela falta de revitalização, tanto pelos alugueis caríssimos. E se não for feito algo, com urgência, poderemos perder, em breve, o centro comercial antigo da cidade, porque no atual cenário varejista, não há comércio sem vitrine”.
Em relação à abertura do calçadão da rua General Osório, o Sincomercio e a ACISC vem colaborando intensamente nas discussões. “Apoiamos a mudança no calçadão, mas que fique claro que ele não deixará de existir. Seria adaptado para maior circulação e, assim, se tornaria mais atrativo e convidativo tanto durante o dia, quanto a noite, quando poderia receber as pessoas em lanchonetes e bares.
Somos a favor que ali seja liberada apenas uma via, para tráfego de um único veículo, deixando grande parte do espaço ainda para os pedestres. Também seriam colocados bolsões de carga e descarga nas esquinas, com toda infra-estruturar de acessibilidade. Se houvesse a necessidade, em caso de dias e eventos especiais, poderia ser fechado temporariamente. Mas para isso precisamos da iniciativa do Poder Público. Nossas lojas estão fechando. Precisamos que sejam tomadas providências”, explicou Paulo Gullo.
A abertura da via criaria um boulevard, não prejudicando o cliente das lojas, os pedestres e ao mesmo tempo permitindo que o veículo flua por ali, melhorando a visibilidade dos estabelecimentos, principalmente a noite.
Abertura da General no Largo São Benedito
A abertura do calçadão da rua General Osório, entre as ruas 9 de Julho e José Bonifácio, no Largo São Benedito, foi feita em 1998 pelo então presidente da ACISC, Paulo Roberto Gullo, na gestão do prefeito João Octávio Dagnone de Melo.
Paulo Gullo destacou que seria feito algo semelhante, no restante do calçadão. “O espaço manteve suas características e, segundo comerciantes da região na época, as vendas aumentaram. Também foi aberta a porteira da Fepasa na Rua General Osório, que há décadas estava fechada, o que, na oportunidade, deu mais vida para os estabelecimentos comerciais do alto da General, além de ajudar no fluxo de veículos, que antes era todo pelo pontilhão 4 de Novembro”, lembrou.
*Vanessa Gurian
*Foto: Maicon Ernesto
Por Radiosanca.com.br
28/02/2018