Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Cine São Carlos, localizado no antigo Theatro São Carlos, na praça Cel. Salles estabeleceu-se como cinema após uma grande reforma do prédio em 1953.
As exibições de filmes já ocorriam no Theatro desde a década de 1910, sendo que, a partir da reforma, oficializou-se o Cine São Carlos.
Propriedade da Empresa Teatral Paulista, o cinema oferecia dois tipos de sessões: as vesperais, quando filmes distintos passavam nas salas, e as noturnas, quando os filmes eram os mesmos em todas as salas no cinema.
Devido ao fácil acesso através dos trens até a cidade de São Carlos, a cidade experimentou um grande desenvolvimento cultural.
O Cine São Carlos é um efeito deste desenvolvimento; o cinema se tornou a atividade de lazer predileta dos são-carlenses; graças a pessoas como Rubens Sampaio, proprietário da rede de cinemas do Cine, e de Henrique Abbt, distribuidor de filmes na região, a população se deleitava neste lazer.
O Cine marcou a memória da população, atraindo principalmente os jovens para sessões diárias. A reforma do Cine São Carlos em meados de 1950, o transformou, segundo as palavras do Prof. José do Prado Martins, “numa luxuosa casa de diversões equiparada às melhores existentes nas capitais.
Projetando filmes criteriosamente selecionados atraiu apreciadores intelectuais que se reuniam na livraria ‘Vamos Ler’ antes das sessões.
Portanto, centro de atração dos jovens, namorados ou intelectuais, o Cine São Carlos merecia melhor sorte do que a sumária demolição”. A demolição ocorreu em 1976.
Imagem: Livro Saudades de Nossa Cidade, pág. 2. Prof. José do Prado Martins – Cine São Carlos na praça Coronel Salles
Do facebook.com/promemoriasaocarlos
15/07/2019